Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

IDENTIFICAR

Ficar algum tempo em silêncio escutando os sons que se propagam pela natureza é um exercício que nos traz a tranqüilidade e serenidade. Muitos são os sons emitidos, seja pelos passarinhos, pelo vento, até pelo barulho das cidades ou pelo quase silêncio que por vezes acontece.
Se os sons na natureza são maravilhosos, muito mais são os emitidos pelas pessoas. Nós não compreendemos o que quer dizer os sons emitidos pelos pássaros, apenas identificamos que seja este ou aquele pássaro. Mas quando escutamos a voz de uma pessoa podemos identificar quem ela é e o que ela quer, mesmo que não a estejamos vendo.
Saber apreciar os sons emitidos é uma virtude. Mas, nem todas pessoas tem esta qualidade. Esta, passa necessariamente pela sabedoria que ela possui, no nível de vida que está tendo; enfim, é um sábio quem sabe apreciar os sons emitidos por quem quer que seja.
Este som de quem fala, como paramos para apreciar? Será que somos sábios suficientes para saber ouvir e entender o que o outro esteja propagando, ou somos do tipo que não dá bola pela fala de terceiros?
De certo que o som dos pássaros não seja uma coisa corriqueira, mas também, nós não convivemos com eles. Todavia, o som das pessoas que estão ao nosso lado, estas que passam mais tempo conosco, precisamos saber decifrar com muita qualidade. Não apenas saber ouvir, mas entender exatamente o que querem nos dizer.
E melhor é termos a paciência para ouvir, pois, do contrário, quem sabe um terceiro tenha esta preocupação e assim venha a ocupar o nosso lugar. Quem não tomar seu lugar dá oportunidade para que outros ali sentem.

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade.
Pós-graduando em Marketing e Vendas..
O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.