Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

ABRAÇOS



Incompreendidos por muitas pessoas o abraço é uma forma de carinho que carregamos desde quando fomos crianças. Podemos não nos lembrar mas muitas vezes fomos pegos no colo por dezenas de pessoas,  incontáveis abraços recebemos e oferecemos, e outros carinhos feitos em nossas bochechas. Mas, certamente, foram muitos.
Adultos e outras crianças trocam este tipo de carinho que é sem preconceito e sem malícia. Nem sabemos se as crianças efetivamente gostam disto, pode ser que alguns carinhos sejam chatos para elas, mas quando retribuem com um sorriso ou com outro abraço é porque querem também este afeto.
Quando em fase adulta muitos param de abraçar seus familiares, colegas, amigos etc. Acham que é desmedido, talvez assédio. Mas, há diferença em dar colo para uma menininha e abraçar uma pessoa que esteja a nossa frente? Talvez haja para quem tem mente suja e não sabe separar a afetuosidade da sexualidade.
O carinho entre as pessoas é coisa de criança mesmo. Vem de lá sim, quando éramos pequenos. Porque criança não olha para o lado do preconceito, não desvia finalidades.
Nesta nossa fase adulta não podemos esquecer do nosso jeito criança de viver. É preciso continuar a fazer certas coisas que já fazíamos. Passar carinho é uma delas. Mas carinho sem excitação, apenas de cordialidade e afeto. É mostrar aos que conosco convivem que podemos viver em harmonia, que pode-se abraçar e tocar, apenas como gestos de cordialidade, afeto e respeito.


O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.