Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ABRANDAR


Das teorias tantas que existem para justificar este ou aquele meio, poucas dão valor ao essencial do muito que precisamos. Estuda-se a teoria da relatividade, de Piaget, do caos, das cordas, dos números, das conspirações etc, enfim, uma série de acontecimentos ou fatos que visam justificar isto ou aquilo. Nas escolas estudamos muito no sentido de aprender e ficar inteligentes.
Mas, entre tanto que aprendemos, penso, falta uma matéria muito importante no currículo escolar. Pouco ou quase nada estudamos sobre relacionamentos, da forma como devemos nos comportar com as pessoas desconhecidas, os amigos e até familiares. Na verdade, isto aprendemos ao longo da vida e mais segue uma rotina de convivência do que propriamente algo que aprendemos de forma sábia.
O que se vê no mundo são pessoas doutoras em doutrinas e todas as matérias, mas, ineficazes no contexto de relacionamentos. Tem quem sabe tudo de determinada matéria, entretanto, não consegue manter uma boa amizade com qualquer. É mestre, todavia, vive solitário. Para muitos é o dinheiro que compra alguma companhia e até amizades, e estas não são sinceras.
Isto acontece porque se dá pouco valor ao essencial da vida, que é o bom relacionamento com as pessoas. Ser aquele cara ou uma pessoa afeiçoada não exige muito, apenas, respeito, solidariedade, atenção e carinho. O mundo está carente disto, as pessoas cada dia mais a buscam, entretanto, poucas realmente são as que aprenderam a ser assim.
Vale-se que a maioria prefere agir por seu jeito de se achar o bom, de ser o dono da razão e de entrar de sola nos outros. Cansando disto ou daquilo, troca seu servil por algo novo. Mas, logo vai ter que fazer isto novamente. Se tivéssemos tido algumas aulas específicas de relacionamentos talvez não houvesse um mundo tão carente de carinho e atenção. Em muitos casos falta abrandar, diminuir a força da rigidez e abrir a mente para o maravilhoso lado carinhoso e afetuoso da vida.
                    
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade.
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.