Das teorias tantas que existem para
justificar este ou aquele meio, poucas dão valor ao essencial do muito que
precisamos. Estuda-se a teoria da relatividade, de Piaget, do caos, das cordas,
dos números, das conspirações etc, enfim, uma série de acontecimentos ou fatos
que visam justificar isto ou aquilo. Nas escolas estudamos muito no sentido de
aprender e ficar inteligentes.
Mas, entre tanto que aprendemos,
penso, falta uma matéria muito importante no currículo escolar. Pouco ou quase
nada estudamos sobre relacionamentos, da forma como devemos nos comportar com as
pessoas desconhecidas, os amigos e até familiares. Na verdade, isto aprendemos
ao longo da vida e mais segue uma rotina de convivência do que propriamente
algo que aprendemos de forma sábia.
O que se vê no mundo são pessoas doutoras
em doutrinas e todas as matérias, mas, ineficazes no contexto de
relacionamentos. Tem quem sabe tudo de determinada matéria, entretanto, não consegue
manter uma boa amizade com qualquer. É mestre, todavia, vive solitário. Para
muitos é o dinheiro que compra alguma companhia e até amizades, e estas não são
sinceras.
Isto acontece porque se dá pouco
valor ao essencial da vida, que é o bom relacionamento com as pessoas. Ser aquele
cara ou uma pessoa afeiçoada não exige muito, apenas, respeito, solidariedade, atenção
e carinho. O mundo está carente disto, as pessoas cada dia mais a buscam,
entretanto, poucas realmente são as que aprenderam a ser assim.
Vale-se que a maioria prefere agir por
seu jeito de se achar o bom, de ser o dono da razão e de entrar de sola nos
outros. Cansando disto ou daquilo, troca seu servil por algo novo. Mas, logo
vai ter que fazer isto novamente. Se tivéssemos tido algumas aulas específicas
de relacionamentos talvez não houvesse um mundo tão carente de carinho e
atenção. Em muitos casos falta abrandar, diminuir a força da rigidez e abrir a
mente para o maravilhoso lado carinhoso e afetuoso da vida.
Acredite em você! Seja
feliz!
Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade.
O texto pode ser
divulgado, mas, cite este autor.