Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

MOTIVO

Pensamos que sabemos das necessidades das pessoas que nos cercam. Pensamos, apenas. Até conseguimos chegar próximo daquilo que eles precisam, mas, no ponto principal, é muito difícil.
De uma maneira em geral as pessoas possuem dificuldades, enfrentam problemas, e por mais que compartilhem com os outros nem sempre conseguem uma solução que acham adequadas. Cada um de nós possui seus próprios enigmas, e também, a fórmula para encontrar a solução. Mas, nem sempre é colocada adequadamente em prática.
As necessidades alheias são pessoais. Podemos até oferecer o nosso apoio, ajudar, contribuir, fazer algo que possa lhes ajudar. Todavia, nem sempre conseguiremos atingir plenamente o que desejam.
Se queremos ajudar a alguém é importante primeiro procurar conhecer o motivo de seus problemas. Uma cesta básica pode até sanar momentaneamente a fome de alguém, mas um emprego fixo haverá de alimentá-lo por mais tempo. Quando ajudamos superficialmente deixamos de curar o que de ruim esteja acontecendo.
Ensinar a pescar ao invés de oferecer o peixe pronto é um ditado antigo mas que realmente vale muito. Significa que quando encontramos um amigo, colega ou familiar passando por dificuldades devemos oferecer o nosso apoio, mas, acima de tudo, pescar o motivo de estar assim e ajudar a encontrar uma solução que realmente lhe ajude. É procurar entender o que esteja acontecendo e não apenas tentar protegê-lo.

O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.