Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ENVELHECER


Dentro do contexto que é a vida o curso normal é depois do nascimento a fase de desenvolvimento, a maturidade e velhice. Quem conseguir levar muitos anos de vida há de passar por estas fases, algumas por mais tempo outras com menos. 
Já houve era em que a idade média dos homens era de 30/40 anos. Mas é coisa do passado, haviam muitas guerras, a medicina não oferecia opções de retardar o fim das vidas. Hoje, com um mundo mais ameno e com as múltiplas opções oferecidas pela medicina,  passar dos 60 anos é algo comum e muitos já chegam acima dos 80.
E nesta ampliação do tempo de vida o envelhecer passou a fazer parte da existência de muitos. Se formos avaliar o ciclo natural, dos 0 aos 20 anos podemos considerar como sendo a fase do desenvolvimento, dos 20 aos 30 a etapa da juventude e acima disto estaremos na maturidade e também no processo natural de envelhecimento. Ou seja, o envelhecer tende a ocupar a maior parte dos nossos anos de vida.
E, com todas as evoluções ainda tem muita gente com medo de envelhecer.  Talvez mais temor que da própria morte. E vão descontando isto nas pessoas com quem convivem, tornando-se tipos talvez até diferentes do que eram outrora. 
O envelhecer é natural, por mais anos que venhamos a conquistar. Preocupar-se com a aparência ajuda a se sentir melhor, mas, o fundamental é encarar esta fase da vida pelo momento que ela exige. Envelhecer é também sentir-se mais jovem, mas com muita experiência e ainda tendo a necessidade maior de encontrar força de vontade. Mas, aquele que envelhecer reclamando de tudo e de todos não terá um envelhecimento saudável para si e para os seus.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.