Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

BEM

Estar a frente de pessoas ou de um grupo é uma tarefa desejada por muitos. É o glamour de poder comandar, de ter outros que farão aquilo que o líder deseja e ser considerado o maior entre todos. Em qualquer organização percebe-se o sistema piramidal, onde um está acima de todos e os demais servem e protegem quem está acima.
No mundo animal vemos efetivamente como se comportam os líderes. Nos animais vemos que o líder é aquele que protege a todos os seus, que luta por sua tribo e está sempre a frente da mesma. Entre os gansos percebemos que a liderança é algo momentâneo, que alguém assume a dianteira do bando até ficar cansado e depois passa a integrar o fim da fila para poder descansar e permitir que outro puxe o voo. Assim temos tantos exemplos, onde liderança é algo de benefício coletivo e não individual.
Entre os humanos parece que a liderança acontece de uma maneira tanto quanto diferente. O líder é alguém que quer tirar o maior proveito possível a seu favor, pouco pensa no coletivo, sequer proteção adequada oferece aos seus e dificilmente permite que outro exerça conjuntamente a direção integral. Na verdade, os líderes humanos deveriam se espelhar na conduta dos animais, que nos mostram a verdadeira forma de ser líder.
Quando se diz que as crianças possuem uma característica ímpar de relacionamento, é porque elas conseguem brincar, ocupar seus espaços e no dia seguinte começar tudo de novo e deixam de lado inclusive a desavença que por ventura houve no dia anterior. Esta é a humildade que os líderes precisam ter, de saber enfrentar o hoje e no dia seguinte começar tudo outra vez, juntando todos em seu bando, inclusive aqueles que não se comportaram direito. Pois, somente mantendo eles integrados é que estes outros terão a possibilidade de fazer o bem e ajudar aos próximos, sem ficar pensando em retaliações ou vinganças.
                    
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade.
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.