Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

TRADICIONALISMO


Conhecemos alguns países e comunidades pela forma como cultuam seu tradicionalismo. Os argentinos são conhecidos pela sua garra, os gaúchos pelo respeito a sua cultura, os japoneses pela sua forma de vestir, enfim, muitos tem um jeito diferente de ser e viver que lhes dá uma característica e imagem peculiar.
Também no futebol alguns times tem um tradicionalismo diferente, que lhes dá uma condição ímpar em relação aos demais. Para uns a tradicional garra, para outros o fanatismo de sua torcida e outros tem facilidade para revelarem talentos. Qualquer um deles que fugir de suas chamadas origens tende a perder espaço.
Cultuar algo que é tradicional é manter suas próprias origens, sustentar acesa a chama de sua gente e de seu povo. É unir ações de forma coletiva para que aquilo que seus antepassados iniciaram se mantenha vivo na memória dos descendentes.
Tradicionalismo é uma identidade, um jeito de ser e de viver. Analisando isto, qual será o tradicionalismo que nosso país cultua? Ou então, qual será o de nossa comunidade? Talvez, possamos nem sair tanto e olhar para dentro de nossos lares, de nossas famílias, e ver se existe alguma tradição nela?
Se dentro de nós existe algo de bom melhor é cultuar para que isto seja mantido. Não que possamos perpetuar o que está sendo feito, entretanto, o pouco do esforço de hoje será suficiente para que isto tenha mais vida e, quem sabe, ganhar mais alguns adeptos por aí.

Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.