Páginas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ALIANÇA

 A união de duas partes pode ser simbolizada por uma aliança. A primeira grande aliança que temos algum tipo de informações histórica é o arco-íris, que o Criador fez para simbolizar sua aliança, aliás, o arco-da-aliança que surgiu quando a arca de Noé firmou novamente em solo.
Conhecermos outros inúmeros tipos de aliança, como a de povos que se unem para defender a paz ou até para combater inimigos. Mas a que mais se apresenta é a aliança entre duas pessoas ou duas famílias. Ela representa não apenas o casamento, mas sim, o comprometimento que um passa a ter com o outro.
No sentido histórico vemos que a aliança tem sua importância. Desde a arca de Noé até os dias de hoje jamais houve outro dilúvio. Até aconteceram chuvas torrenciais, em alguns lugares sofreram alagamentos, mas de a terra ficar toda embaixo da água jamais aconteceu novamente. Ou seja, o símbolo apresentado representa mesmo a aliança feita.
Mesmo que o arco-íris ainda se apresente após alguns dias de chuva, ele surge porque intempéries acabam acontecendo. Por vezes até chove bastante, vários dias seguidos. As inundações acontecem principalmente nas grandes cidades e isto já são outras razões. Mas, me lembro quando criança que também os rios que existiam próximo de onde eu morava, lá no chamado interior, se chovia muitos dias seguidos, transbordavam e inundavam suas margens.
Isto nos mostra que uma aliança até pode ser firmada entre duas partes, mas o que vai acontecer depois do acordo talvez nem sempre seja aquilo que se imaginou na hora do pacto. Pode ser que o leito do rio não comporte todo a água vinda das enxurradas, que por isso, venha transbordar para as margens. Todavia, quando o sol voltar a brilhar toda a água aos poucos voltará para o leito normal e seguirá seu curso rumo ao infinito.
Por desequilíbrio ou por falta de cuidados com nossas margens, deixamos barreiras e criamos dificuldades para que a água da vida transite de maneira natural no nosso leito. E dependerá de nós mesmos ter a paciência necessária para que tudo volte ao normal.
Depois da tempestade vem a bonança; depois das chuvas surge o arco-íris; porque então querer formar um dilúvio permanente no relacionamento entre pessoas e povos? Dá para seguir o natural, saber enfrentar as dificuldades, acalmar-se e seguir o leito normal da vida.

O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.