Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SIGNIFICADO

Estamos na semana em que acontecem eleições em nosso país. Deputados, senadores, governadores e presidente da república serão escolhidos pelo voto direto, envolvendo diretamente mais de 70 por cento de toda a população brasileira, pois no Brasil mais de 135 milhões de brasileiros estão aptos a votarem nestas eleições.

Para os candidatos, sabemos, as eleições representam o momento em que tentam conseguir um mandato, novo ou a reeleição. Para eles há muito dinheiro em jogo, já que as campanhas, várias, tem cifras muito acima do padrão salarial brasileiro e até dos proventos que eles próprios receberão no possível exercício de seus respectivos mandatos.
E para nós, brasileiros, eleitores, o que significa as eleições? Talvez, para alguns, seja apenas mais um momento do sistema democrático que vivemos. Todavia, devo salientar, é muito mais do que isto: a eleição é importante para cada um de nós, ela representa muito em nossas vidas.
Primeiramente devemos entender que ao escolher os candidatos estamos passando para eles mais de 50 por cento de todo os proventos que nós ganhamos, seja através de nosso trabalho ou de qualquer outro tipo de rendimento. Sim, os políticos eleitos administrarão a maior parte do dinheiro que conquistamos com nosso árduo trabalho. E não importa se pobre, cidadão de classe média ou rico, todos pagamos impostos e todo este dinheiro vai para os cofres públicos. Portanto, serão administrados pelos políticos que elegeremos.
Este talvez seja o ponto principal que precisamos avaliar no momento de conceder os nossos votos. Por isso, ao definir pelos seus, lembre-se que estaremos dando ao eleito a administração de nossos proventos. Que boa parte do que ganharemos nos próximos quatro anos, querendo ou não, vamos passar para os políticos fazerem aquilo que acharem conveniente. O significado de eleições talvez seja que eles são os que recebem e administram a maior parte de nossos salários.


O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor. 


By:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250