Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ANTECIPANDO


Um motorista comete algum excesso efetuando uma viagem longe de sua cidade e percebeu que por lá havia uma câmara que flagra as imprudências. Sabedor de seu erro e do possível registro, tal motorista passa dias ou meses preocupado com a multa que estaria por receber, dos pontos que levaria na carteira e do valor que precisaria desembolsar para pagar por seu erro. Mas, dias se passam e a multa não chega, mesmo que ele tenha se preocupado tantas vezes com o problema a resolver.
Preocupações com o amanhã tendem a ocupar o espaço produtivo de nossas mentes. E, muitas vezes isto somente nos incomodará e não trará solução nenhuma. Na verdade, neste caso, a única coisa que podemos fazer é ficar esperando para saber o que vai acontecer. E tudo mais que pensarmos durante o tempo de espera é sofrer desnecessariamente.
É sabido que no hoje já temos nossos problemas a resolver. E, convenhamos, não sou poucos. Todos os dias é preciso levantar, trabalhar, ater-se as coisas domésticas e a família, alimentar-se, vestir-se, pagar contas, prover as necessidades pessoais, crescer e desenvolver-se. Diariamente há uma rotina de compromissos e de problemas próprios a resolver.
Então, antecipando as preocupações com as coisas de amanhã estaremos acumulando problemas para resolver. E, muitas vezes, problemas sequer que existem ou que existirão, pois, não temos a certeza deles. A certeza única que podemos ter é do imediato, deste momento, do presente. Por isso, tudo que está acontecendo no tempo presente isto temos que resolver sim, solucionar efetivamente agora.
Para hoje vamos nos preocupar com os problemas de hoje. Amanhã é outro dia, uma nova história, talvez bem diferente daquela que esteja nos trazendo preocupações. Por mais que devemos olhar para o amanhã, preparar-se para ele, não é necessário preocupar-se por antecipação. Pois tudo vem na sua estação, no devido tempo.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.