Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DESACELERAR

O procedimento que mais vezes costumamos fazer quando estamos dirigindo um veículo é de acelerar para que a velocidade necessária seja alcançada. Ficamos com o pé no acelerador, jogando combustível na medida certa para que a velocidade que desejamos seja alcançada e mantida. Podemos acelerar bastante, gastar mais combustível, mas, chegar no destino antes, ou então, manter uma aceleração branda, economizar e chegar mais tarde onde queremos. São duas formas, que dependerão de nossas atitudes para serem cumpridas.
Entretanto, haverá momentos em que precisaremos tirar o pé do acelerador, deixando que o motor cumpra a etapa de desaceleração. É exatamente quando estamos chegando próximo de outro veículo, de uma curva ou de lombada que houver pela pista. Deixando em desaceleração o veículo vai diminuir gradativamente a velocidade, chegando no obstáculo com segurança, podendo parar se necessário, ou então, retomar a velocidade necessária para a continuidade da viagem.
Nós, também, nas viagens da vida, normalmente precisamos estar com o pé no acelerador, injetando combustível para que possamos render mais. Entretanto, velocidade precisa ter um limite, do contrário, o motor não vai agüentar. Entra, neste contexto, a necessidade de desacelerarmos atitudes, movimentos e ações, para que tenhamos a capacidade plena de retomar a velocidade quando a pista nos der esta condição. 
Desacelerar é respeitar os obstáculos que hajam pela frente, poder passá-los com tranqüilidade e segurança. É melhor frear e na sequência poder acelerar novamente, do que vir a toda e dar de cara com a traseira de um caminhão ou mesmo uma lombada fora dos padrões. As consequências são notórias em ambas as situações.

Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.