Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

COMPENSAÇÃO

Equilíbrio

Os correntistas de bancos podem utilizar de folha de cheque como forma de pagamento de suas dívidas. Ao adquirirem algo, emitem um cheque no valor da compra, o qual o vendedor apresentará ao respectivo banco para receber o seu direito. No banco este procedimento é chamado de compensação, assim, na proporção dos números escritos e, havendo saldo na conta, o numerário será transferido ao portador do cheque.

O exemplo é do cheque, mas, corriqueiramente pessoas passam dando e recebendo, valores que se alteram para mais ou para menos. E como fica o saldo quando do confronto das contas? Oferece-se tantas coisas, presenteia-se com isto ou aquilo, pede-se por aqui e acolá, um dá desmedidamente para o outro sem ter nada em troca. Na lei das compensações tudo isto haverá de ser medido. E quem não tem saldo para pagar suas dívidas responderá com o que tiver de mais precioso para compensar o que ficou no negativo, quem sabe, com a própria vida ou liberdade.

É melhor educar desde cedo, para a conta não ficar no vermelho. Se um pai dá algo para o filho, deve pedir algo em troca, um simples gesto de ação e gratidão já poderá ser suficiente. Ou será que ninguém nunca ouviu falar de determinado filho que teve tudo na vida e se perdeu nos descaminhos? Será que isto aconteceu por um acaso ou por dívidas compensatórias?  É melhor ter saldo para pagar o cheque do que ter o mesmo carimbado e devolvido para o credor. A ira de quem tem a receber pode ser enorme, ao ponto de exigir do devedor o que ele tem de mais precioso.


   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.