Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SENTIDOS

As qualidades humanas



Duas coisas são deveras importantes para nós e que constituem dos nossos principais sentidos: visão e audição. A estes podemos juntar a faculdade do falar, ou seja, a condição de expressar os nossos pensamentos ou até mesmo aquilo que não pensamos. São três características do ser humano, cada qual com sua particularidade expressiva, mas, com condições de efeitos que por vezes podem fugir uma da outra.

A visão e a audição nos trazem o que acontece no mundo. São sentidos que sempre precisam estar aguçados e, nós, sempre atentos a ver e ouvir. É pelo que vemos e ouvimos que podemos tirar nossas próprias conclusões. Até mesmo para o crescimento da sabedoria e da inteligência, são estes dois sentidos os mais necessários para acontecer. Tudo o que vemos e ouvimos com a fidelidade necessária produzirá os frutos adequados. E são, efetivamente, os que nos darão a certeza precisa de tudo o que precisamos saber.

Por sua vez o falar, que sequer se constitui um sentido, é das qualidades humanas talvez a mais controversa. Enquanto para enxergar e ouvir precisamos ser rápidos, no falar a coisa tem que ser um pouco diferente, é momento de sermos mais calmos. Falar ao vento não condiz com nada, responder de prontidão nem sempre é sinal de sabedoria. Sábio é o que fala com mansidão e o que tem a resposta correta no seu tempo adequado.  Preciosidades da vida humana, do contexto que vivemos e que somos partes. Cabe-nos saber sempre como agir, mas, com mansidão se chega muito longe.


   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.