Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

PASSAPORTE


Um documento necessário para quem deseja viajar para o exterior é o passaporte, emitido pela polícia federal e que dá direitos de permanecer por algum tempo em outro país. Ele, tornar-se-á a identidade principal do turista por quanto tempo estiver ausente do país e somente com sua posse é que poderá transitar livremente por lá.
O passaporte, apesar da liberdade que dá, não permite que seu dono faça exatamente o que bem deseja na pátria que estiver visitando. Nem mesmo poderá fazer tudo o que pratica na sua própria terra, afinal, em outros lugares existem leis diferentes, ou seja, o que é certo aqui nem sempre é certo lá fora. Acima de tudo o viajante precisará muito respeitar as normas e leis que existem na pátria que estiver.
Mesmo que não tenhamos um documento assim todos os dias em nossas mãos e não obstante que mais tempo permanecemos em nossas próprias cidades, seria adequado que sempre tivéssemos um passaporte conosco. Não no sentido figurado, mas, na forma como devemos agir quando estamos fora de nossos domínios e sempre preocupados de não perder este importante documento.
Deveríamos ter e cuidar para não perder os muitos e diversos passaportes, como o de nosso trabalho onde as regras devem ser respeitadas, da escola onde vamos para aprender, da sociedade onde devemos saber conviver com nossos irmãos, da família onde ensejamos uma dedicação pessoal etc. São tantos os tipos de passaporte que deveríamos possuir, cada qual com uma finalidade específica e que certamente nos faria muito bem mantê-lo.
Quando mantemos sob controle tais relações melhor convivência teremos com nossos terceiros. E o que é melhor do que bons relacionamentos e uma política de boa vizinhança. Assim, certamente quando quisermos voltar a qualquer dos lugares que já passamos seremos sempre bem recebidos, além do que os outros vizinhos também nos verão com bons olhos.

Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade. 
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.