Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AVALIAÇÃO

De uma maneira ou de outra estamos envolvidos em algum tipo de atividade que abrange um  grupo de pessoas. Clubes, associações, igrejas, entidades beneficentes, grupos esportivos etc, são muitos os existentes e nos quais temos alguma forma de conhecimento e envolvimento. E estas, sobrevivem pelo empenho e dedicação das pessoas que fazem parte, principalmente por seus engajamentos ativos e participativos.
Elas não realizam conosco qualquer tipo de julgamento, não nos cobram provas e sequer exercícios. Todavia, sobreviverão somente pela participação das pessoas que dela fazem parte, seja como membros de diretorias, seja como participante comum.
E se nós fôssemos fazer algum tipo de avaliação de nossa própria participação, qual a nota que ganharíamos? Nossas participações nestas entidades estão sendo como membros ativos, colaboradores ou apenas pagadores de contas, anuidades, dízimo? 
As obrigações financeiras são importantes para o bom funcionamento dos grupos, mas, a participação ativa e efetiva é fundamental. De que adianta ir a igreja e não estar envolvida com ela? Ou integrar uma entidade e ser apenas freqüentador de reuniões ou refeições?
Há muito mais do que só estar presente. É preciso integrar, envolver-se, fazer parte das atividades que o grupo encampa. Mesmo que não dê para estar em tudo, mas, pelo menos, de vez em quando é preciso dar as caras e mostrar que é membro participativo e ativo.
Quem faz parte de uma entidade sabe muito bem quem é sócio verdadeiro e quem é apenas sócio pra ter uma carteirinha. O voluntariado está no agir, no envolver-se e não apenas no demonstrar.

Acredite em você, creia estar cada vez melhor!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.