Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SUSTENTO

Das necessidades básicas que possuímos uma das principais e fundamentais é a alimentação. Para algumas pessoas a necessidade é de uma quantia maior de alimentos, para outros, apenas saciar-se já está bom sem ser preciso exagerar no que come.

Mas para todos uma regra é igual: o alimento que consumimos deve ser fruto de nosso próprio trabalho. Isto significa que devemos buscar com labor o alimento que nos sustentará, e não esperar de mãos estendidas. Prover nossas próprias necessidades, saciar a fome que temos, é fundamental para que possamos continuar fortes, mas que isto seja feito com afazeres e honestidade.

As pessoas que alimentam-se com o resultado de seus esforços certamente vivem tranqüilas. Podem sentar a mesa e desfrutar do alimento com justiça e a tranqüilidade de que estão alimentando-se com o que lhes pertence e o que lhes é de direito.
E como podemos considerar o alimento como fruto de nosso trabalho? Logicamente tudo aquilo que conquistamos com nossos esforços é resultado de algum trabalho. Mesmo os que não tenham dinheiro para comprar o seu alimento necessário, mas que fizeram algo correto para conquistá-lo, podem desfrutá-lo. Mas aquele que fica a toa, sem nada fazer e sem fazer qualquer  esforço, apenas esperando que os outros façam tudo por ele, não sei se é digno do alimento que consome.
O trabalho dignifica a pessoa e faz dela um ser responsável. E é exatamente a responsabilidade que possuímos que nos tornará dignos do que haveremos de consumir, de ter o nosso próprio sustento.

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor. 

Acredite em você, creia estar cada vez melhor!