Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CANUDO

A cultura do mundo moderno implantou que os jovens para terem sucesso precisam de um canudo.  Já praticamente não se fala mais em casamentos antes da conclusão de pelo menos uma faculdade e ter um emprego antes dos 16 anos é quase que proibido pela legislação vigente.
A corrida é pela formação, pelo título de profissional desta ou daquela área. O grande triunfo é no o dia da formatura quando o reitor entrega um canudo e dentro contém um papel, por vezes totalmente em branco.
Realmente ter um título de graduação, alguma especialização, é por demais importante na competitividade do mundo que ora vivemos. Para quem almeja ter um bom emprego, um salário talvez maior, ser graduado é o caminho mais fácil, porque ele ensina as pessoas a fazerem algo melhor.
Mas, o canudo, por si só, pode pouco representar na vida de uma pessoa. Por mais que ela se esforce em estudar seguidamente quinze anos ou mais, pode ser que ao chegar ao final de sua formação não tenha encontrado o seu verdadeiro caminho. E isto acontece porque no seu período de formação não parou para praticar seus dons, muito menos, aquilo que foi aprendendo.
A escolha certa por uma profissão depende da paixão pelo que se está praticando. Exercitar antes é um bom caminho, para estudar fazendo. Quem consegue aliar as duas situações certamente chega melhor preparado para o dia seguinte a formatura.
A busca pelo canudo é de grande valor. Mas ir pro mercado de trabalho sabendo o que fazer talvez seja a melhor de todas as receitas. O sucesso dependerá do esforço em colocar em prática aquilo que estudamos.

O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.