Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PATENTEAR

Uma pessoa que lança uma ideia ou um serviço tem os direitos sobre sua criação. Se ele vir a desenvolver o projeto, transformando em viabilidade, seu criador pode se beneficiar dos louros que a ideia pode proporcionar.
Mas, para isso, será preciso patentear seu invento, sua iniciativa. Não poderá deixar escondido aquilo que pensa, e sim, terá que expor para os canais competentes qual é seu projeto. Para convencer os outros a adotarem sua iniciativa, terá que propagar o invento e motivar as pessoas a utilizarem.

Realmente ideias existem aos montes por ai. Algumas são viáveis, outras nem tanto. Entretanto, elas podem gerar algum resultado positivo ao seu criador. Um pequeno sonho hoje pode se transformar num grande resultado de amanhã. Tudo o que é grande atualmente começou de uma ideia no passado, da iniciativa de alguém em desenvolver aquilo.

Talvez você tenha um espírito empreendedor e não sabe. Pode ser que de dentro de você surjam projetos e pensamentos que possuam algum nexo. Que você pensa mas não coloque em prática. E é bem provável que se você não levar adiante o que reflete lá adiante alguém fará algo parecido com o que você pensou.
Patentear, tornar próprias suas iniciativas, são importantes para salvaguardar seus direitos. Não adiante manter escondido dentro de você mesmo suas iniciativas, lá elas não propagarão para lugar nenhum. Dê vida a elas, faça acontecer e seja alguém se beneficia de suas próprias ideias.

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, por gentileza, cite o autor.