Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

COMPROMETIMENTO


O que faz com que algumas pessoas se dediquem de maneira muito especial para cuidar de outra pessoa que esteja passando por alguma enfermidade grave? Porque alguns sacrificam seus momentos de lazer e até seu trabalho para ficar com alguém que sequer possa lhe retribuir a atenção e o carinho oferecidos?
Talvez a resposta mais rápida para isto seja a palavra amor. Mas outra de maior valor e importância precisa ser encaixada nesta resposta: o comprometimento.
Há histórias diversas contadas onde homens e mulheres  se sacrificam para cuidar de seus pais e filhos, e de seus próprios amores. Permanecem ao lado destas pessoas durante toda sua enfermidade, não se importando se por uma doença incurável ou mesmo o mal de alzheimer.  E, analisem, que o mal de alzheimer faz a pessoa esquecer de tudo e de todos.
Estas situações nos remetem a avaliar o porque deste comprometimento. Eu diria que a maior das razões, aí sim, é o amor que ao longo de suas vidas estas pessoas cultivaram. Não foi um amor apenas de sexo e conversas, mas sim, foi um amor maduro, comprometido, de respeito de um para com o outro. Amor que foi cultivado no dia-a-dia, pelas ações, respostas e cumplicidade.
Isto nos demonstra, também, que o amor não compramos, apenas, conquistamos. Claro, no amor pode-se dar presentes, oferecer boa condição de vida, mas isto tudo não é essencial. O que importa é realmente o dia-a-dia, os momentos que ficamos juntos da pessoa amada.
Por isso, se teu amor é assim, preserve. Pode ser que amanhã você venha a precisar de alguém do seu lado que lhe dê atenção verdadeira. Não se entregue a uma aventura qualquer, algo de apenas alguns momentos. A segurança do amor está em completar verdadeiramente em todos os momentos: ontem, hoje e amanhã.  

O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.