Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TRADIÇÃO

Sabemos que as coisas acontecem muito rapidamente, que o mundo vive em constante evolução. O que é lançado hoje, amanhã já terá algo mais moderno e mais completo. A informática é um bom exemplo deste giro rápido.
Entretanto, há algo que não muda de maneira tão brusca e chega até a persistir por gerações. É a tradição. Não apenas aquela regionalista, de defesa de sua região, mas, também, aquelas que nós adotamos até como estilo de vida.
Tradição tem a ver com costumes, modos, tipos de vida. Há pessoas que seguem o seu ritmo já tradicional e não alteram nada em suas atitudes. Vão sempre trabalhar do mesmo jeito, no seu ofício cumprem diariamente a mesma rotina, enfim, fazem o meramente aprenderam, aquilo que a tradição lhes ensinou. Até o seu relacionamento amoroso deixa virar tradição, nada de novo fazem para melhorar e reavivar a sua união.
A tradição pode ser interessante, mas no sentido cultural, de preservação de raízes.  Ademais, a roda precisa girar, nós precisamos nos modernizar, seja em casa, na sociedade, no trabalho, na escola etc. Podemos valorizar nossas tradições, mas não deixar que as tradições dominem nosso desempenho. 
Se a rotina é igual todos os dias, se nada de novo acontece em tua vida, é hora de você mesmo promover  mudanças. Fazer algo diferente é interessante e ajuda a movimentar esta complexa roda que é o nosso viver.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.