Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MARCADO


Sabemos que se um prego perfurar a madeira este espaço aberto jamais será fechado totalmente, permanecendo ali uma espécie de marca. Será preciso muita esforço e reboco para fechar o que foi aberto. Assim, também, muito do que falamos tem ação parecida, de perfurar um algo sólido e perdurar por muito tempo. Não são necessários livros de história para propagar tudo, existe o que fica mesmo sem estar registrado em qualquer compêndio.
A força e a persistência que tem a palavra são muitas vezes sem medida, podem durar gerações se forem auferidas como verdadeiras ou se alguém achar que está prejudicado pelo que foi dito. Existem diversos exemplos fortes e bem conhecidos, como a bíblia e as narrativas históricas de acontecimentos, mas, há mais do que os fatos positivos que os próprios livros e os registros revelam; muito do que não está escrito vai machucando pessoas, foram ditas por alguém de forma desmedida e acabaram por ferir quem a ouviu e jamais esqueceu.
O que falamos para uma pessoa tem a potencialidade de ser levado adiante. O segredo deixa de sê-lo quando um contar para qualquer outro. E, muito mais agressiva será a palavra proferida contra alguém e que tenha a força de machucar. De nossas bocas pode sair de tudo, todavia, compete-nos ter o controle adequado para que a violência não seja jogada no ar.
Mesmo que tenhamos esta arma pessoal, não devemos fazer de nossos sons algo que fique marcado por qualquer tempo. É sabido que as pessoas erram, que todos somos falhos, mas, atos podem ser controlados, erros devem ser corrigidos. Diferente do que aquilo que foi proferido para diversos, isto demora para terminar, leva muito tempo para ser apagado, talvez, gerações. A natureza mesmo sendo muito sábia não conseguiu controlar este poder, por vezes impensado do ser humano.
                     
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade.
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.