Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CORONÉIS


Já foi de muito tempo em que a figura dos coronéis tinham todo o poder sobre comunidades, nações e até sobre impérios. Hoje, este título é usado para designar respeitosamente uma insígnia de militar, dentro do grau de comando que a hierarquia tal exige.
Os coronéis de outrora eram conhecidos pela sua forma de mandar, se considerando  como fossem o próprio poder. Por muitas vezes ditavam exatamente aquilo que poderia ou deveria acontecer em suas comunidades. Eram os senhores de tudo e de todos e quem os desrespeitava estava fadado ao desaparecimento.
Mas, os ditos “coronéis” antigos só existiam porque o povo aceitava viver sobre suas ordens e seu poder. Aliás, se sujeitavam, tinham medo. Se hoje em dia alguém ainda se curva a este tipo de pessoa é preciso saber que os tempos são outros, que temos liberdade e espaço para andar sozinhos.
Não aceite o imperialismo sobre suas vidas, que outras pessoas queiram mandar em você. Seja livre, tenha suas próprias iniciativas, busque seus espaços. Você tem o direito a ser feliz, a viver e curtir a vida. 
Certamente os coronéis têm muito haver com o imperialismo. Entretanto, isto tudo já passou, vivemos novos tempos, novos sistemas de leis. Já não podemos mais conceber que “coronéis” queiram vir mandar e ditar ordens em nossas vidas, em nossos espaços. O império acabou faz muito tempo. Hoje vivemos regidos por leis democráticas, de liberdade. Respeitá-las significa igualdade  e respeito ao próximo e somente a isto é que devemos reverência.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.