Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

INHO

Por uma forma carinhosa de falar pronunciamos o sufixo inho como complemento de nomes, bens ou coisas. Certamente a afirmação é feita com amabilidade, ou seja, quando nos referimos a pessoas ou aquilo que gostamos, refere-se a forma afetuosa como queremos trata-la.
Mas o sufixo inho vem a ser algo diminutivo. Todas as palavras que completamos com inho é porque estamos diminuindo o seu tamanho. Inho é algo pequeno, tal como pequenininho. podemos entender o que significa: portãozinho, casinha, carrinho, lojinha, cafezinho etc; são até parecidos com portão, casa, carro, loja, café etc, mas, certamente quando levamos a mente as duas expressões uma imagem será de algo maior e a outra, menor.
Mesmo que os inhos sejam pronunciados por uma forma meiga talvez nem todos que sejam chamados assim entendam. Pode ser que alguns achem que estão sendo depreciados, diminuídos, e com isso ficarão chateados.
Se existe um nome para isto e para aquilo melhor é respeitar o real. Talvez em alguns momentos próprios, individuais, pode-se utilizar o sufixo inho. Todavia, também ai deve-se ter o cuidado para não magoar esta pessoa; já imaginou chamar ela de charmosinha, enfim, dizer algo diminutivo?  Por mais que sua paciência seja grande, ela prefere que você a chame de amorzão, que possui um grande coração. Até mesmo a expressão magrinha soa mal para quem ouve, pois parece que está com o seu peso bem abaixo do que deveria estar.
Inho ou inha, não importa, são sufixos que, mesmo fazendo parte do nosso cotidiano, devemos cuidar para quem pronunciar. Vai que o ouvinte tenha apenas uma paciência pequena.


O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.