Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CEDO

Quanto mais cedo os jovens começarem a participar de grêmios estudantis, clubes de serviços, associações e grupos de jovens, melhor para sua própria formação. Estar nestes grupos significa desenvolver a liderança de forma sadia, tendo por mentores adultos comprometidos com sua formação.

Em entidades assim os jovens podem encontrar um ambiente saudável para expor suas boas ideias, encontrar um grupo que venha lhe dar valor em ações de caráter social. Além disso, noções de oratória e de lideranças são desenvolvidas, principalmente para aqueles que já cedo assumem a posição de líderes destes grupos.

É importante também que nos grupos de voluntariado os jovens se engajam em trabalhos coletivos, por vezes até para ajudar outras pessoas de menor condição financeira. Ali passam a conhecer a outra realidade da sociedade, por vezes, bem diferente da deles próprias.
Seja numa simples campanha de conscientização ou na defesa de interesses coletivos de um grêmio estudantil, fazer parte deles significa ser alguém da multidão. É preocupar-se com os demais, e não recolher-se apenas no seu mundo individual.
Se você faz parte de alguma entidade assim procure mesmo ser alguém dentro dela. Ocupe de forma natural os espaços, exerça a liderança quando surgir a oportunidade. Não tenha medo da responsabilidade e nem de apresentar ideias para seus amigos e colegas. Isto tudo servirá para a formação do teu caráter e do teu futuro profissional.

By
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.