Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

LIMPO

As folhas que caem das árvores, o lixo jogado pelas pessoas aleatoriamente, vão se acumulando sobre calçadas e asfaltos das cidades, formando a sujeira. Em alguns lugares há mais, em outros menos, mas o acúmulo destes tende a formar a imagem que uma cidade tem, se limpa ou suja.
Na maioria dos casos pessoas e máquinas são utilizadas para limpar este lixo urbano. Isto até  funciona temporariamente, porque pela ação dos ventos e pela falta de educação de alguns em pouco tempo a cidade volta a ficar suja.
Se houvessem atitudes sensatas, como acontece em alguns países considerados de primeiro mundo, o lixo formado pelos humanos não seria tanto. Os detritos das árvores podem facilmente ser reaproveitados e até fazem bem para a natureza, mas, a imundice humana servirá apenas para aumentar ainda mais os lixões urbanos.
Uma cidade limpa faz bem para seus moradores e seus visitantes. Como é bom estar numa cidade que não tenha papeis, plásticos e outros detritos jogados pelas ruas. É maravilhoso entrar num bairro onde as ruas estejam perfeitas, as calçadas em plenas condições de transitar. E, melhor ainda, se existirem flores ao longo do trajeto a ser percorrido.
Pode parecer utopia, mas cidades assim existem. E isto acontece não exatamente porque as administrações municipais estão cuidando disto, mas sim, porque há o envolvimento dos moradores na manutenção e conservação de suas áreas.
Cada um de nós pode fazer um pouco para juntos embelezarmos o lugar onde moramos. Cuidar do ajardinamento e das área de calçadas é um pequeno esforço que podemos fazer e que junto com o que os demais moradores pode deixar nossas cidades mais alegres e bonitas.