Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

COLETIVO


Aceitar conviver em grupo significa acreditar nas pessoas que fazem parte dele. É fazer-se parte das suas ações, colocar-se a disposição para que os objetivos sejam alcançados de forma coletiva. É sair do singular eu e passar a ter atitudes com o plural nós.
Na individualidade até alguns conseguem ter certo sucesso, mas é no coletivo que as coisas fluem de maneira mais fácil e positiva. E o comprometimento precisa ser total, pois, se alguém não cumprir adequadamente a sua parte poderá até prejudicar todo o resultado do grupo. O eu pode destruir o esforço do nós, mas o nós ainda pode até suprir a falha do eu.
No coletivo é realmente preciso acreditar no grupo, colocar os objetivos comuns acima dos particulares. Deixar a individualidade de lado, partilhar as ações, viver o agrupamento. Em muitos casos, por mais simples que sejam grupos que estão unidos conseguem se sobrepor a outros até mais poderosos, mas, desarranjados. 
Está certo que para isto depende muito das ações e da liderança que o grupo possui, todavia, a harmonia pode ser prevalecida se todos andarem no mesmo caminho, mesmo que ele seja mais longe que o habitual. Pois quando todos andam unidos, não importa a distância a ser vencida que todos os obstáculos serão superados. E em união, acima de tudo, sobrepõe-se o nós em relação ao eu.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.