Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ARRAZOAR


Um dos nossos principais meios de comunicação, a fala, é também uma das vorazes armas de destruição. E da mesma ou até mais impetuosa maneira como ela leva a boa notícia, perturba ao transmitir coisas que não sejam corretas ou quando injuriam contra pessoas.

Para o bem dos relacionamentos deveríamos ter um controle maior sobre o que falamos, principalmente, ao levarmos adiante alguma informação que nem temos tanta certeza de sua veracidade. A comunicação boca-a-boca é a mais efetiva de todas, a que produz melhores resultados. O que uma pessoa fala para outra rapidamente pode se espalhar e destroçar.
Por isso, nós temos que ter preocupação maior com o que falamos, principalmente quando formos dizer de outras pessoas. Não é o nosso pensamento que está em jogo, mas, a verdade dos fatos. Se comunicarmos algo que não seja real, estaremos contribuindo para a proliferação de uma inverdade. E pode acontecer que pessoas inocentes sejam afetadas, ou melhor, condenadas por nós sem mesmo estarmos frente a ela para fazermos isto.
Conter-se no que falar, emitir opinião somente quando termos certeza, arrazoar, são atitudes sensatas e de bom arbítrio. Não temos o poder de juízes, portanto, não temos que emitir sentenças. Falar de alguém, manifestar-se em determinada circunstância sem ter a certeza absoluta dos fatos é dar chance ao erro. Sejamos inteligentes, cuidando de nós mesmos e deixando que os outros cuidem de si próprios.
 
Acredite em você! Seja feliz!



Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.