Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

DEVERES

Já se dizia tempos passados que o mundo é dos espertos, daqueles que sabem aproveitar do momento, da situação e das circunstâncias. Foi assim com a colonização, as oportunidades de negócios e até para se conseguir a aproximação com uma pessoa desejada. Muito do que fazemos, exatamente arranjamos por saber aproveitar de uma oportunidade surgida quando estávamos próximos dela.
Mas, hoje, mais do que saber aproveitar as oportunidades de direito que surgem, há outras que estão fazendo grandes diferenças deste tipo de aproveitamento. Isto, porque, vivemos a luz do direito, ou seja, das constituições, leis, regimentos etc, que dão o norte de tudo o que podemos fazer.  E, cada dia surgem mais direitos para esta e aquela classe, notadamente, quase sempre, com o intuito de proteger os considerados os menos favorecidos.
Entretanto, este estado de direito está criando auréolas protetoras em pessoas que estão se aproveitando do direito. Cada dia surgem novos casos dando conta de determinado ato cometido por sicrano, muitas vezes prejudicial a outras pessoas, mas, protegido por algum artifício de lei. 
Isto nos faz refletir de que uma balança, para ela apresentar igualdade, precisa ter o mesmo peso dos dois lados. Ou seja, para existir os direitos, também, devem existir os deveres. No contexto de nossas leis, as obrigações estão meio que de lado, mas, os direitos cada dia pesam mais na balança do direito. E se algo está pendendo mais para um lado, então, podemos dizer que é uma forma de injustiça.
Mesmo que a proteção deva existir a favor de todas as pessoas, direitos e deveres devem andar juntos e na mesma medida. Uma sociedade será sempre desigual quando um tem maior peso que o outro. Justiça se faz com igualdade e respeito. O resto, é proteção desmedida e provinciana.
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.