Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PREVISÕES

Tudo o que se imagina com relação ao futuro são apenas previsões do que pode acontecer. Seja o tempo que se espera para amanhã, o comportamento da economia, as atividades que temos programado para desenvolver etc, tudo o que está previsto não passam de visões prévias daquilo que se acredita que venha a efetivamente se desenvolver.


É claro que as previsões devem ser feitas baseadas em acontecimento de ontem e de hoje. Por isso até elas possuem fundamentos lógicos, podem realmente acontecerem. E aí é que o estar preparado favorecerá aqueles que se prepararam para enfrentar ou aproveitar destes acontecimentos.

Todavia, por serem previsões, nem sempre hão de acontecer. Pode ser que aquela chuva prevista para cair em determinada região não venha se efetivar; que a economia não despenque tanto quanto se imaginava; que aquela aposentadoria não aconteça com queríamos; e que aquele compromisso previsto seja cancelado. Previsões podem sofrer alterações por um ou outro motivo.

Mesmo que tenhamos tantas condições de fazer boas previsões, deixar que tudo para o amanhã é perder o dia de hoje. Se eu esperar começar a chover para preparar meu solo talvez eu perca exatamente a chuva que venha a irrigar minhas plantações; se eu guardar o dinheiro embaixo do colchão com medo de que falte amanhã pode ser que ele se desvalorize ali; se eu esperar chegar a aposentadoria para começar a viver a vida, quem sabe não tenha tempo para isto; e se me preocupar em demasia com o compromisso de amanhã, talvez ele não aconteça. Porque são apenas antevisões.

Previsões são baseadas no se. O se é apenas uma suposição, portanto, não é real. Então, é preciso viver o presente com a plenitude que ele nos oferece, sem, todavia, deixar de olhar, estar atento e se preparar para o futuro.


O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.