Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ORIENTAR


Muitas pessoas tem dúvidas com relação a esta ou aquela questão, e tanta gente entra em determinada causa sem saber exatamente com quem está lidando. Outras, tem qualificação para apresentar sugestões sobre a questão e algumas até conhecem adequadamente o caráter daqueles sujeitos que estão sendo envolvidas. 
Quem sabe deve ser a ponte necessária para evitar constrangimentos e aborrecimentos futuros. Mostra o caminho correto para o que está em dúvida seguir e alerta o amigo quando este vier a se envolver com pessoas que não são boas companhias. Quem sabe deve orientar o que não sabe, mostrando o caminho correto a seguir. Se, todavia, este não aceitar as orientações, pelo menos, sua parte de conselheiro fez.
Orientar é indicar ao próximo qual a melhor estrada, inclusive, apontando os percalços que possam existir. É prevenir para que saiba com o que está lidando, o que vai encontrar pela frente, quem são os neos-chegados. É dar chance para que escolha entre o seguir adiante ou mudar de rumo. Orientar não é proibir e também não é dar ordens, mas sim, apresentar sugestões adequadas.
E como é bom quando alguém nos apresenta uma orientação, nos alerta para determinada situação que poderia acontecer adiante e nos prejudicar. E sábio, também, é aquele que sabe escutar, aceitar conselhos, podendo, em tempo, mudar o curso e escolher um caminho mais adequado para seguir.

Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.