Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

JARGÃO


Entre as espécies que se comunicam cada qual consegue relacionar-se adequadamente com a sua própria, com a facilidade que a natureza proporcionou. Entretanto, quando a questão é comunicar-se entre os demais, a coisa começa a ficar complicada. Apenas alguns animais treinados é que conseguem captar alguma linha de comunicação, mais por obediência do que por qualquer outra forma de compartilhar.
Vê-se que os animais não conseguem comunicar-se com os seres humanos e devem possuir até dificuldades em trocar mensagens com os de outras espécies diferentes, ou seja, são incomunicáveis entre os próprios seres. Pra ser sincero, até mesmo entre os humanos a coisa não é tão fácil assim, existem dificuldades de comunicação entre nós, mesmo que saibamos o idioma que o interlocutor esteja utilizando.
O que acontece é que vivemos da comunicação via jargão, ou seja, mais passamos mensagens incompreensíveis do que as nítidas e bem resolvidas. Quando usamos de termos artificiais, criamos dificuldades no entendimento do que queremos passar. Gírias, por mais que sejam bonitas, não são facilmente entendidas por todos.
E cada dia mais, pelas formas de comunicação que surgem, novos jargões vão aparecendo e de certa forma destruindo a boa linguagem. Vai chegar o tempo em que escrever algo sem ter um corretor ortográfico vai apresentar alguma dificuldade. Ainda bem que não inventaram gírias para os gestos, apesar de que, por gestos, cada vez menos pessoas estão se comunicando. O que se apresenta é a comunicação virtual, esta sim, quase que dominando a forma de relacionar-se entre as pessoas e extremamente acometida de jargões, onde, quem está do outro lado tem que se virar para tentar entender o que emissário quer dizer.
                    
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade.
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.