Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

GRANDE

É comum quando jovens pensar grande. Muitos sonham em sair de suas pequenas cidades e ir morar numa cidade maior, onde possam trabalhar, estudar e fazer a vida. Até pais estimulam seus filhos a partir e tentar a sorte grande em outro lugar, por vezes, longe deles.
E isto acontece pelo desejo de grandeza que possuímos. Nas cidades onde nascemos muitas vezes não vemos a oportunidade de crescer, de ser alguém. Então, quem sabe indo para uma cidade maior hajam mais oportunidades de crescimento.
E lá se vão para as cidades grandes jovens dos mais diversos lugares do interior. Levam consigo seus sonhos e seus desejos de grandeza. Embalam entre suas coisas que na cidade maior será mais fácil crescer, que lá têm oportunidades.
Viver numa cidade grande é bom, há liberdade, opções e muita coisa por se fazer. Mas as dificuldades também existirão por lá. Como exemplo podemos citar o  ir e vir, a poluição e o empilhamento de pessoas. Se existem mais oportunidades nas cidades grandes, existirão também mais pessoas que irão buscá-las.
Eu vivo numa cidade grande. Ela possui 50 mil habitantes, mas, para mim, ela é grande. Na minha, eu encontro oportunidades, posso caminhar livremente, vou pro meu trabalho em menos de dois minutos e encontro praticamente tudo o que eu preciso para o meu dia-a-dia. Meu filho vai de bicicleta para a escola, podemos sair e fazer compras com muitas e fáceis oportunidades.
Por isso eu considero de grandeza ímpar a minha cidade. Mesmo que seja pequena em extensão, que ali não moram milhões de pessoas uma ao lado da outra, ela é grande para mim. Meus vizinhos me conhecem, boa parte das pessoas que aqui moram sabem quem eu sou (e olha que não sou político). Aqui, quando se avista pessoas, uma costuma cumprimentar a outra.
Na grandeza que busquei eu tenho qualidade de vida. Como também a tem a grande maioria dos que moram na minha pequena grande cidade. Para as metrópoles eu gosto de ir, mas, somente para passear. E isto, não preciso fazer todo dia.


O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.