Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FUNIL



No começo tudo o que fazemos parece ser tão fácil de ser vencido. Os primeiros anos de vida, uma nova jornada de trabalho, um novo amor, o carro adquirido e até mesmo a casa onde passamos a morar, tudo em sua fase inicial parece comportar-se tão bem, nos trazendo uma certa prévia confiança de que isto é para sempre. É como um funil, que na parte superior apresenta uma boca bem larga onde com facilidade jogamos aquilo que queremos fazer entrar em recipiente com boca mais fina, mas, que será o lugar onde vai ser guardado algo.

Os anos constituem-se no recipiente que haverá de acolher tudo aquilo que fazemos nos nossos dias. Para que ele seja abastecido, precisamos exatamente de um funil para não perdermos nada do que nos pertence. Se fôssemos querer colocar de forma aleatória, muito perderíamos no momento em que tentamos encher nossa embalagem.
Tal qual o funil também devemos nos comportar, para que o entendimento prevaleça por muito mais tempo. Isto significa ter os ouvidos largos para ouvir tudo o que seja necessário e forçar a compressão ou, a nossa necessária compreensão dos que estejam conosco. Agindo pela força da compreensão evitaremos perdas e o desgaste desnecessário.
O funil junta as partes e desloca o conteúdo para o local adequado, sem perdas, sem derramar, sem discriminar. Quem escuta adequadamente, guarda tudo em seu coração, sem espalhar, sem questionar, sem contrapor aquela pessoa que esteja lhe falando. Afinal, ela pode simplesmente estar ali para desabafar, para contar algo, querendo apenas ser ouvida e nada mais. 

Confira este e mais textos do autor no blog www.joaoflivi.blogspot.com
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade. 
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.