Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PREFERÊNCIA

O trânsito necessita de sinalizações e vias de preferência para que funcione adequadamente. O controle exercido permite que milhares de carros e pessoas convivam num mesmo setor. Se todos obedecerem as regras, diminuirá consideravelmente a possibilidade de acidentes, permitindo que a movimentação aconteça normalmente. Obedecer as preferenciais é uma questão de educação, aprendemos isto nas aulas que tivemos nas autoescolas, mas, também, é uma necessária lei de trânsito, para evitar o caos da movimentação.

As tais preferenciais, todavia, não são exclusividades das estradas, muito delas encontramos no nosso dia-a-dia. Existem condições de preferência que precisamos obedecer em nossas casas, no nosso trabalho, na igreja, no convívio com os amigos, enfim, em tudo onde estamos inseridos. É um caso de inteligência, não de subordinação, para evitar que um caos maior seja estabelecido ao nosso redor.

De diferente é que na vida não existem placas visíveis, muitas vezes sequer uma ordem pré-estabelecida. Vai, portanto, da educação que as pessoas possuem. Saber esperar é uma virtude, um passo dado para evitar confrontos. Precisamos saber como andar, que existem momentos em que estamos efetivamente na precedência, mas, também podem existir outras vias de maior movimento que a nossa e que precisam fluir com mais rapidez. Somos parte de um contexto, não os donos do espaço. E saber conviver com o entorno é a melhor maneira de seguir adiante sem criar confrontos danosos.



   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.