Na corrida de revezamento, sempre feita por quatro atletas diferentes da mesma equipe, o objetivo é fazer com que um bastão passe por primeiro na linha de chegada. Nesta prova é preciso que todos os atletas se empenhem o máximo possível, cheguem ao seu limite, para que a equipe seja a vencedora. Não adianta ter apenas um atleta ótimo, todos os quatro precisam ser acima da média para alcançar o resultado esperado.

Podemos analisar que no contexto de carregar o bastão também nós, no dia-a-dia, passamos por competições semelhantes. E seria dispendioso demais ter que fazer tudo sozinho, tornar-se desgastante e desleal competir com equipes onde tenham mais atletas envolvidos. E isto acontece no nosso trabalho, na escola, na família, no clube etc. Em todos os lugares temos ações a cumprir, objetivos a alcançar, e quase sempre será preciso a colaboração de outros amigos, colegas ou familiares para que a missão seja feita da melhor maneira possível.
Transferir responsabilidades, treinar com os demais, pensar na sincronia, são aspectos necessários e fundamentais para um bom entendimento entre todos. Fazendo isto pode até ser que não chegaremos ao triunfo maior, todavia, certamente sairemos vencedores no trabalho em equipe e na nossa satisfação pessoal.
Faça a tua parte, carregue o bastão pelo tempo que seja necessário, mas saiba transferi-lo momento certo para membros da sua equipe.
O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.