Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ESPAÇO

Plante uma árvore dentro de um balde e veja se ela vai se desenvolver. Você pode também plantar algo embaixo de outra árvore, e mesmo que seja em terreno fértil ela demorará bastante para se desenvolver.
Acontece que dentro de um balde ela não terá espaço para que suas raízes se desenvolvam e com isso permitir o crescimento de seu tronco. Já na sombra constante ela não terá a luz do sol necessária para lhe dar energia e crescer.
Da mesma maneira que as plantas precisam de espaços para se desenvolverem também nós, pessoas, precisamos. Se nos enclausurarmos num lugar fechado iremos parar por ali mesmo, não  iremos para frente. Porque a falta de luz e de espaços impedirá nosso crescimento e desenvolvimento.
Assim são as pessoas que tem seus espaços controlados, limitados. Talvez tenham até um bom potencial, mas se vivem sendo podados e cercados não terão como desenvolver suas habilidades pessoais.
Seja num casamento, na condição de filhos, no trabalho, não importa onde, qualquer forma de cercear prejudicará o bom desenvolvimento de ambos. Porque não é somente aquele que se sente limitado que deixará de crescer, pois igualmente quem impede se prejudica por não dar a oportunidade a si próprio de aproveitar o crescimento do outro.
Precisamos de espaços e de sol para crescer. O terreno nem sempre precisa ser o mais fértil, mas os espaços tem que existir, pois neles encontraremos o que precisamos para se desenvolver. Quem ama deixa o outro crescer e cresce junto.

O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.