Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

SOPA

Conhecemos por sopa um prato em que cozinha-se junto vários ingredientes diferentes, por vezes um mais do que o outro. Para tomar a sopa, que normalmente vem com bastante caldo, é preciso de uma colher, já que os garfos não darão condição de saboreá-la, ao contrário, o líquido vai escorrer por entre os dentes.
A mistura de ingredientes pode ser bom em algumas circunstância, mas esta regra costuma dar dor de barriga se for no contexto financeiro. Entre membros de família ou sócios nos negócios, a mistura pode travar o desenvolvimento dos mesmos.
Para que uma família seja estável financeiramente é necessário que os recursos sejam administrados individualmente, sem serem jogados no prato e misturados. Mesmo em investimentos que sejam necessários cada parte tem que ter a sua própria contribuição definida, pois se for colocado aleatoriamente em algum ponto futuro esta prática irá desgovernar o sistema financeiro da casa.
Também no mundo empresarial é preciso separar o lado financeiro das empresas com o lado pessoal de seus diretores. Os proprietários tem que ter seus rendimentos definidos, e viver com isto, sem utilizar-se do dinheiro que venha a ter em caixa. O soldo da empresa, futuramente, poderá ser revertido para seus donos, mas a sobra de hoje não pode ser mexida.
A mistura dos soldos faz com que famílias e empresas não tenham controle real do que estejam gastando. Podem até pensar que estão ganhando muito, mas o descontrole fará com que gastarão mais do que ganham. Daí é que começam a surgir os problemas de relacionamento, as dificuldades financeiras, situação esta que facilmente pode ser controlada desde que sejam definidas e respeitadas as obrigações de cada membro e o que se pode gastar.


O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.