Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

RENOVAR


RENOVAR
Por João F. Livi

A cada novo dia, a cada momento, precisamos nos renovar. Por mais que as estradas que seguimos sejam as mesmas, ainda que aquilo que fazemos seja idêntico ao dia anterior, a necessidade de renovar é fundamental para todos nós.
O trivial nos leva à fraqueza, nos destrói. Porque somos seres humanos, mutantes, que precisamos constantemente de coisas novas para manter acessa nossa motivação e vontade. O fogo precisa de lenha nova a todo instante, do contrário ele se apaga; se o deixarmos com pouca lenha assim que ela queimar, também vai se acabar.
E dá para renovar com o trivial que temos. Não é preciso mudar nossos pares para fazer a renovação. Com os que estamos, na família, trabalho, escola, sociedade etc, dá para fazer mudanças e melhorar nossos conceitos de vida. Aliás, melhor é que tenhamos capacidade de entender nossos relacionamentos, para qualifica-los ainda mais. Renovar em nós, em nossas particularidades, viver com quem estamos aquilo que pensamos viver em outro lugar.
Nunca perca a capacidade de fazer do seu espaço o melhor do mundo. Se você o constituiu, por anos vem persistindo nele, busque o forma de o tornar mais feliz e aconchegante. Depende muito do teu esforço e da tua própria vontade para que seus próprios dias sejam melhores.
Podemos renovar sim. E renovar em nós, não apenas querer renovar nos outros. Aceitar os dons que recebemos gratuitamente e utiliza-los para o bem daqueles que nos cercam e que precisam de nós.


O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor.