Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

INCONFIDÊNCIA


Ao vermos registrado no calendário o feriado de Tiradentes é necessário analisarmos o que realmente esta data representa. Nas aulas de história estudamos do mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que enfrentou o governo no final da década de 18, buscando a liberdade de nosso país, e que, por isso, foi executado em praça pública no dia 21 de abril de 1792.
Talvez ,Tiradentes tenha sido apenas mais um dos que foram executados por causa de suas ações revolucionárias, e outros podem ter ficado no anonimato. É provável que um país de tamanho continental, com centenas de anos sob o domínio de outros países, certamente teve outros “heróis” nacionais, gente do povo que deve ter empunhado a bandeira da liberdade, mas que, com isso, perderam suas próprias liberdades.
Pelo visto até hoje o brasileiro teme ser julgado por falta de lealdade ou indiscrição. Pois, comparado com os outros países, aqui pouco vemos de manifestações contra o que de errado acontece. Somos povo com medo de manifestar-se contra os governos ou contra qualquer instituição que detenha algum tipo de poder.  O último grande movimento nacional que lembro foi os “cara pintadas”, que derrubaram a Fernando Collor de Melo da presidência do Brasil. E, sinceramente, acho que muitas coisas piores aconteceram depois disto, mas nada foi feito.
E não apenas a nível nacional, mas, também, podemos ver nos municípios coisas estranhas acontecendo, e nos calamos, porque, se não ficarmos quietos, hão de nos aquietar por ameaças ou outras ações do tipo. Provavelmente não temos a coragem de mártires como Tiradentes e de outros que ficaram no anonimato, todavia, este medo não pode nos fazer curvar diante da injustiça e de abusos que venham a ser cometidos, sob pena de sermos considerados desleais com nossa própria gente.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.