Páginas

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DOPAMINA


Certamente que o viver nos dias atuais seja muito mais complexo que o de apenas alguns anos atrás. Hoje as pessoas estão envoltas de mais atividades por fazer, cercados de um mundo virtual que cria tantos conhecidos, com tempo escasso para poder cumprir com tudo o que tenha por fazer e ainda responder aos seus próprios anseios. Existem momentos em que o sistema nervoso, o gerenciador de nossas atividades, entra em parafuso pelo muito que tem por comandar e já não sabe o que fazer direito, principalmente o cuidar de si.
Quando arrumamos tempo para tudo, menos para nós, estamos deixando de fazer o fundamental: cuidar de nós, de nossa saúde, de nossa vida. Os outros, cada qual, irão cumprir com suas obrigatoriedades, provendo suas próprias e naturais dopaminas. Cabe a nós fazer o mesmo, mas, que seja por si, sem esperar que venha de forma gratuita.
Se nossos antepassados não tinham uma vida tão agitada e ainda assim viviam felizes, talvez seja porque no tempo deles o que havia por fazer era bem diferente do hoje. Eles faziam um pouco em cada dia, mas, viviam cercados de pessoas. Antes o mundo não estava tão próximo, as fronteiras não ficavam a vista dos próprios olhos. Hoje, em quase tudo encurtamos distâncias, somente na ligação afetiva entre as pessoas é que afastamos o modo de relacionar-se.
É preciso de dopamina para estimular os neurotransmissores a alcançar a felicidade. Mas, melhor é fazer ela própria brotar de dentro de nós, pela motivação e satisfação do que estamos fazendo. Certamente tem muito dela dentro de nós, todavia, infelizmente, deixamos esquecida no fundo de algum lugar de nossas mentes. A forma mais abundante de encontra-la é no bom relacionamento, nas amizades verdadeiras e no tempo que dedicamos para cuidar de nós mesmos.
                    
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.
Executivo em Vendas, Propaganda e Publicidade.
O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.