Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

DIÁLOGO

Conversar é necessário

Talvez das coisas mais importantes que exista no relacionamento entre pessoas é o diálogo que se mantém. Não importa que tipo de envolvimento haja, em todas as circunstâncias o dialogar é parte intrínseca necessária e resultará, possivelmente, no bom entendimento entre as partes. Ao conversar há de se chegar ao denominador comum, por vezes até encontra-se respostas que podem estar sendo buscadas de outras formas. Dialogar é preciso, é base fundamental de nossa existência.

Mas, o conversar é uma etapa da vida da gente que nem sempre segue os parâmetros que exatamente queremos. Pois, no dialogar podem estar sendo colocados interesses, e, neste contexto tantas vezes um há de ser diferente do outro. Se pessoas têm opiniões, claro, estas precisam ser respeitadas, para que não haja o conflito de ideias. É, portanto, salutar entender o que está sendo proposto, evitar o conflito de ideias e manter o bom diálogo.

Opiniões, efetivamente, somente devem ser emitidas quando solicitadas. Um diálogo para ser franco deve ser claro e de boa condução, ou seja, sem ofensas ou atenuações de conflitos. Se alguém pergunta uma coisa é sobre isto que deve ser tratado, evitando, os interlocutores, o desvio de assunto e sem ofender quem quer que seja. A dispersão é uma forma de esvaziamento; o fugir do assunto é uma dispersão. Para tudo existe um limite, um ponto de termo adequado. Ainda assim, acima de tudo, dialogar é preciso.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.