Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

TRIBUTOS


Não é raro alguém tecer algum tipo de reclamação quanto a carga tributária que os cidadãos precisam pagar para os respectivos governos. Mesmo que a escala varie de país para país os tributos são a forma como os governos suprem as suas necessidades e, bem como, provêem os investimentos necessários para o desenvolvimento.

Existe a necessidade de haver uma carga tributária para que haja o desenvolvimento e o crescimento de uma comunidade, região ou país. Uma comunidade não conseguirá crescer se depender exclusivamente de ações de iniciativas individuais e/ou particulares.

Podemos até concordar que a nossa carga tributária seja alta, mas, se não estamos exigindo nada em troca do que pagamos. E aqui também precisamos considerar que não sejam benefícios próprios, mas sim, em favor de toda a comunidade que vivemos, afinal, é para fins comunitários que pagamos os tributos. 
Os impostos são necessários, mas o abuso deles não são. E por abuso podemos considerar não apenas os altos índices cobrados, mas, igualmente, nossa ineficácia em cobrar melhores ações por nossas sociedades, ou mesmo, ao aceitarmos qualquer agrado vindo de algum poder e que é pago com dinheiro exatamente advindo de impostos. Pior ainda é propor algum tipo de ajuda financeira pela realização de algo, pois, todo o dinheiro público envolvido vem justamente dos impostos que todos pagam.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.