Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

INÚTEIS

Há pessoas que necessitam muito de aplausos. Anseiam por serem aclamadas em ambientes públicos, que seus nomes sejam os mais bem falados. Precisam constantemente de um pedestal para proclamar de seus atos e ações. Estas pessoas se sentem as mais importantes entre aquelas do seu grupo. Procuram fazer o mundo girar a sua volta e aqueles que ali se encontram lhe devem toda a atenção possível. Discordam quando outro vira o centro das atenções, quando os louros são concedidos a um terceiro.
E há aquelas pessoas que trabalham na surdina, fazem tudo pelos seus e até por aqueles que não conhecem. Sua missão é servir, fazer o bem ao próximo. Por vezes fazem até mais do que podem, sem, todavia, esperar condecoração alguma. Estes abnegados trabalham em grupo, por vezes até seguem a um outro líder. Ajudam a empurrar o que seja necessário, sem medir esforços ou tempo. E ainda comemoram junto quando alguém dos seus consegue algum feito.
Na avaliação destes dois tipos de pessoas, qual delas podemos considerar inútil? Certamente que necessitamos de líderes, mas, mais do que estes, precisamos de pessoas comprometidas. Alguém comprometido com uma causa vai dar tudo de si para que o resultado daquilo que se está buscando seja alcançado. 
No mundo das artes vemos que existem muitos atores, que cumprem adequadamente os seus papeis irreais.  No astro real, no público que vivemos, também existem pessoas que procuram  representar muito bem, e até conseguem, por um certo tempo, serem os centros das atenções. Mas aqueles que usam a sua própria roupa, mesmo que seja uma roupa velha e muito usada, para sempre serão fundamentais para o todo. Melhor, então, é unir este espírito de liderança e a abnegação em fazer o bem ao próximo sem esperar condecoração.

By
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.