Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FECHADA


Uma casa que esteja sempre fechada há de esconder muitas coisas ou, pelo menos, dar esta impressão. Janelas e portas que jamais sejam abertas, impedindo assim a visualização externa, viram motivos para se criar suspeitas sobre aquele lugar. Esta casa, além da impressão apresentada, também ficará a mercê de uma boa circulação de ar, portanto, tende a ter estar mofo e, quiçá, sujo e com teias por todos os cantos.
Tudo pode não passar de suposições, que aquela casa está fechada porque seu dono assim prefere, mas lá dentro tudo está limpo e organizado. Talvez está fechada por questões de segurança, ou pelo medo que seu morador possui e porque ninguém lhe deu o apoio e a confiança para que viesse a manter sua casa aberta e arejada.
Mas, não são somente casas que encontramos fechadas, sem acesso para quem vê das ruas. Muitas pessoas também comportam-se como tais, fechando-se completamente para quem passe pela via. Não levantam seus olhos para cumprimentar o próximo, não sorriem para quem lhes acena e são secos na forma de falar.
Tais pessoas tendem a ser colocadas de lado, ficar a mercê dos bons momentos, enfim, permanecem fechadas para a convivência externa. Todavia, poucos tem a coragem de chegar até elas e tentar descobrir o porque agem assim, qual a dificuldade ou o medo que estejam enfrentando.
A impressão pode ser muito falha e errônea. O estar fechado tem seus motivos e as conclusões precipitadas hão de dificultar relacionamentos. Quem sabe abrir o coração seja necessário para que portas e janelas sejam destravadas, permitindo a entrada do ar da liberdade e o aquecimento pelo sol da amizade. Esta missão não é somente do dono da casa, mas também, de todos que passam por tais ambientes.

Acredite em você!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.