Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

INDEPENDENTE

Todos os anos somos conclamados a comemorar a independência de nosso Brasil. E efetivamente, como patriotas que somos, aproveitamos o dia 7 de setembro para viver esta independência outrora proclamada.
De certo que muitas vezes não encontramos onde está esta tal independência proclamada por Dom Pedro I. Talvez a história esteja nos escondendo algo, porque, efetivamente, ainda não vi meu país ser totalmente independente.
Entendo que muita coisa já mudou, que temos liberdade, uma boa imagem mundo afora. Sei que aqui a qualidade de vida é boa, que existem pessoas muito inteligentes e que nosso governo não está em guerra constante com nossos irmãos brasileiros.
Mas eu queria poder dizer que sou independente, que não tenho rabo preso com nada neste Brasil e sequer neste mundo. Mas como vou dizer isto se, ao lado de outros milhões de brasileiros, dependo de um emprego para poder sustentar a mim e aos meus? Talvez eu poderia até sobreviver as custas das várias bolsas governamentais que existem por aí, mas, daí, também eu seria dependente do próprio governo.
Um ser independente é aquele que pode dizer que faz o que quer, a hora que bem quer. Mas se eu preciso comprar isto já não sou independente, pois o dinheiro é quem compra e não eu. Precisar de dinheiro para o que quer que seja não é ser independente.
Meu Brasil pode ter adquirido uma certa independência. Mas, nós, brasileiros, ainda não. E há muito ainda a percorrer até que alguém possa dizer que somos efetivamente um povo independente.  

O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor. 

Nenhum comentário: