Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RECITAR

Quando estávamos aprendendo a ler, um dos exercícios indicados era a leitura em voz alta. Tal procedimento, além de permitir aos outros acompanharem o nosso desenvolvimento, também, aos poucos ia fazendo com que perdêssemos a inibição. Até chegar ao ponto adequado da leitura eficaz muitas foram as vezes que recitamos, o que certamente nos fez bem, afinal, na fase adulta, sabemos o quão bom foi aprender a ler de forma clarividente.

Há coisas na vida que precisamos exercitar para aprender a fazer bem, como ler em alto e bom tom para conhecer melhor a nossa voz e nossas qualidades.  Mais ainda é preciso, tal qual recitar os nossos desejos, sonhos, vontades, aspirações etc, especialmente para que nossa mente ouça e trabalhe exatamente o que ansiamos. Se não nos apresentarmos o que tanto desejamos, jamais vamos conseguir alcançar os intentos.

Temos que ser claros e diretos conosco mesmo, sem circuncidar ou fazer rodeios.  Nossos objetivos precisam estar bem apresentados, definidos de forma adequada para que a nossa mente possa trabalhar. Se o que queremos é algo específico, com mais tranquilidade poderemos alcançar o feito. Sendo algo que recitamos eficazmente, há muita chance de tudo dar certo.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ENTEDIADO

Existem momentos em que demonstramos estar entediados com certas coisas que estão acontecendo ou até mesmo por aquilo que não está indo nos conformes. Temos, sim, a qualidade de ficar aborrecidos, demonstrando o descontentamento com o que não nos apraz. É nossa resposta direta para o que esperamos, mas, que não acontece como desejamos.

Dizer que determinadas pessoas possuem a qualidade de estar bem 100 por cento do tempo é uma utopia. Todos em algum momento têm seus ápices de gozo ou buscam para que isto aconteça. Todavia, haverá instantes onde até mesmo o mais animado encontrará barreiras pela frente, o que pode leva-lo a ficar entediado. Mas, superar os desafios, passar os obstáculos, certamente será mais fácil para quem tem harmonia em seu viver.

Podemos e devemos nos dar o direito de ficar entediados. Afinal, esta situação é que nos remói, nos faz acordar e impulsionar para batalha que temos pela frente. Se tudo estivesse bem, sempre, menos precisaríamos nos preocupar. E a falta de preocupação é uma armadilha para determinadas circunstâncias traiçoeiras que podem aparecer a nossa frente.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

IMPREVISÍVEL

O futuro é algo imprevisível. Mesmo que tenhamos tudo planejado em nossas vidas ainda assim não saberemos exatamente o que acontecerá em nosso amanhã. Nossa certeza está apenas no presente, no momento em que estamos vivendo e naquilo que propriamente já passamos. Nem mesmo o que aconteceu com terceiros temos a convicção do que seja.

O que pode mudar o rumo de nossas vidas não são exatamente as coisas que programamos ou que deixamos de planejar, mas, os incidentes que podem acontecer. Não estamos imunes às contrariedades do mundo em relação a nós. Todavia, saber enfrenta-las é o grande segredo que devemos saber decifrar, para alcançar a vitória que sempre nos é possível.

Quanto mais soubermos conviver com as contrariedades, melhor será o nosso resultado final. É no entendimento daquilo que está fora de nós que permitirá alcançar a plenitude.  Aquele que consegue adiantar o imprevisível certamente logrará melhor êxito em suas tarefas e lutas. Mas, o que não tiver capacidade de enxergar o inesperado tende a ficar com a derrota.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ANÁLISE

O motorista quando empreende uma viagem constantemente procura analisar o comportamento do seu veículo, notadamente aferindo combustível, aquecimento do motor, pneus e outras peças fundamentais para prosseguir sua viagem. De olho no painel de instrumentos ou parando para ver o que está fora, ganha mais segurança para continuar levando a carga recebeu.

Em nossas vidas também precisamos estar de olho no nosso painel de instrumentos. Existem momentos em que precisamos fazer uma análise de nossas atitudes, para averiguar como está o nosso comportamento e o nosso próprio desenvolvimento, para ter a segurança do que está certo e também poder corrigir o que está errado. Pela análise é que detectaremos se tudo está bem ou se algum corretivo precisa ser feito, seja nas atitudes ou mesmo na saúde.

Como tudo que existe, a jornada pesa e provoca estragos. Da mesma forma, tudo que por mais perfeito possa estar, sempre há o risco de quebrar. Seja uma carga pesada ou leve, por mais força que tenha o veículo,  os estragos são inevitáveis. Mas, quem se precaver e cuidar preventivamente do seu veículo ou do seu organismo, fazendo as análises constantes, certamente logrará melhor êxito na jornada.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO

Algumas palavras tornam-se como mágica quando proferidas. Elas abrem portas, amenizam discórdias, são fatores de bom relacionamento entre as pessoas. Quem as profere consegue alcançar um estado de benevolência acima do normal, acrescendo entre os envolvidos condições de bem estar e bem aventuranças.

Palavras como “por favor”, “com licença” e “grato” deveriam ser as primeiras a serem ensinadas às crianças. E estas, devem seguir presente em todos os dias de nossas vida. É um fator de educação, algo que devemos aprender de berço e levar conosco por todo o sempre. Quem as utiliza certamente terá melhores amizades e reciprocidade nas ações.

É certo que não somos obrigados a nada, todavia, manter a boa educação há de nos fazer bem. De que adiante ter um super trator com força para arrancar tudo o que existe pela frente se não houver um condutor que saiba fazer adequadamente o serviço. Agindo de maneira adequada, sendo educado em nossas ações e atitudes, muito poderemos colher, inclusive, bem mais do que podemos imaginar.  


Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BENEVOLENTE

A maneira como nos colocamos a disposição do próximo há de ser diferente entre um e outro. Há os que são mais solícitos e que com facilidade estendem a mão a quem precisa e existem aqueles que não percebem espontaneamente a necessidade das pessoas. Mesmo assim, quando chamados, a grande maioria aceita ser parte do próximo.

O que difere um de outro é a prontidão como alguns se colocam a disposição. Os primordiais são aqueles que rapidamente percebem a necessidade do próximo, com compaixão ajudam no que for necessário, na verdade, fazem do seu viver um exercício constante de bem-aventuranças, suas ações estarão pautadas mais no que o outro precisa do que nas suas próprias vontades.

Estas pessoas desmedidas, de benevolência superior, são fundamentais. Enquanto muitas preferem fortalecer o “eu” próprio, os benevolentes colocam o outro como prioridade.  Benditos sejam estes, que vivem para fazer o bem e que possuem mãos que acolhem o próximo. Tais, por muito serão lembrados e amados.


Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ARTILHEIRO

A função do jogador que atua como centroavante durante o jogo é colocar a bola para dentro da linha do gol, anotando assim um tento para o seu time. Quando este atleta não consegue atingir este objetivo ou deixa de fazer um gol fácil é considerado um bola murcha, que é o mesmo que estar sem ânimo para fazer o certo.

Não difere da condição normal do dia-a-dia a necessidade do atleta com as atribuições que temos que enfrentar. Quantas vezes ocupamos a posição de um centroavante e somos incumbidos de fazer o gol, seja a nosso favor ou pela equipe que estamos defendendo. Podemos considerar isto principalmente quando precisamos tomar alguma decisão, ter atitude, fazer o gol que está bem a nossa frente.

Mesmo que possa parecer fácil, nem sempre o atleta acerta a bola. Quem está a frente é passível do erro, isto acontece porque exatamente ele está lá. Entretanto, apesar de cometer falhas aqui ou lá, é preciso depositar a devida confiança no centroavante, pois, vai chegar o momento, não obstante que tenha cometido vários erros, em que ele acertará o chute e fará o gol. Somente acerta quem está procurando o lugar, aquele que toma decisão, o que vai para a bola e o que não tem medo de errar ou falhar.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ADEQUADO

As empresas quando contratam serviços de vigilantes o fazem para preservar suas instalações e o que é seu. Mesmo num evento, há a necessidade de se contratar pessoas que cumpram a função de manter a segurança, para que tudo o que for feito aconteça na melhor ordem. São pessoas que ficam de prontidão pelo tempo necessário, atentos para tudo o que estiver acontecendo ao redor, sem poder dormir e descansar.

Na vida que levamos também somos envolvidos com uma série de coisas, que muitas vezes passam despercebidas. Neste contexto, até, oportunidades chegam mansamente ao nosso lado, sem nos apercebermos de que elas existem. Sem contar com as vezes que estamos dormindo ou descansando, e que por isso, perdemos conveniências.

Por mais que precisamos estar atentos a maior parte do tempo, não dá para ficar sempre acordado. É preciso ter o tempo para relaxar, descansar, enfim, até deixar passar algumas coisas, mas, não o tempo todo. Há o que nos pertence, isto estará conosco se formos buscar; e existe o que passa por nós, que precisará chegar a alguém adequado. É isto que gera o movimento. Talvez uma oportunidade que deixamos passar tornou-se boa porque encontrou lugar certo. Assim, como, algo que chegou até nós foi perfeito porque soubemos como agir naquele momento. Se não podemos contratar quem faça a vigilância para nós, então, devemos saber procurar onde convém.


Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

TANTOS

Ao lermos um livro vamos nos deparar com uma narrativa que tende a ser exclusiva, uma estória que alguém escreveu para aquele volume. Mesmo que tenha sido impresso milhões de exemplares do referido, a fábula vai ser igual em todas as cópias do título e autor. Cada obra é única, apesar de milhares de outros trabalhos serem feitos e não obstante a estórias serem até parecidas.

Como único é cada pessoa que exista. Somos tantos, talvez com traços de semelhanças, com estórias e imagens que tendem a tornar parecido um com o outro. Mas, todos diferentes entre si. A qualidade de quem nos criou foi tamanha que até tornou filhos diferentes de seus pais. O que dizer, então, de outros, que sequer parentesco possuem, até mais diferentes tendem a ser.

O que torna o ser único é a própria individualidade com que ele construiu a sua vida. Somos moldados assim, forjados talvez por anos de atitudes e crenças pessoais. Crianças tendem a apresentar comportamentos idênticos, adultos podem pensar do mesmo jeito, mesmo assim, existem diferenças. Neste entendimento, dizer o que é certo ou errado se torna difícil. Mas, na compreensão de nossos atos e atitudes é que conseguiremos nos compreender e agir pelo certo. O certo, isto sim, deve ser igual para tantos, e não, apenas, algo que beneficie a si próprio.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

NAVEGAR

A tranquilidade que se vê em um navio que esteja ancorado pode ser contrastado ao que ele pode ter enfrentado em alto mar. Da mesma forma ao se ver um surfista caminhando tranquilamente e carregando a sua prancha, pode ser que aquele momento seja bem diferente ao que este próprio tenha encontrado enquanto pegava alguma onda.

Mesmo que as aparências sejam diferentes em determinados momentos, ambos possuem uma característica similiar; para vencer eles precisam estar sobre as ondas. Não importa o tamanho que tenha que enfrentar, para ficar de pé será preciso ficar sobre elas. Até que neste contexto, por mais difícil que ele possa ser, há algo de extrema importância, que é exatamente este fato de superar as ondas.

Quantas vezes em nossas vidas nos deparamos com grandes ondas, muito altas e que estão próximas de nos engolir. Cabe-nos neste momento exatamente enfrentar as ditas, se puder ficando em cima delas, surfando, navegando. E no seu descer, chegar ao solo com a mansidão que ela mesma proporciona, sem pular, sem cair. Para o bom surfista, quanto maior a onda, melhor o espetáculo. Já para o bom navio e com um comandante eficaz, a onda pode até jogar a embarcação, mas, jamais o derrubará.
   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

PRETENSÃO

O saber ganhar dinheiro e se dar bem na vida são duas coisas que muitos anseiam, mas, que exatamente nem sempre são de igual valor. São duas coisas de pretensão, que até podem caminhar lado a lado, pelas quais se acredita estar a essência da felicidade. E de certa forma há muitos que acreditam ser verdadeiro isto, principalmente os que consideram que o dinheiro compra tudo, até mesmo o se dar bem na vida.

Todavia, existe uma diferença no saber ganhar dinheiro de forma justa e com um trabalho honesto, comparado com quem toma o que é dos outros e que fica rico pela usurpação. Vai se dar bem na vida aquele que chegar num estágio avançado de sua vida, conseguir olhar para traz e chegar a conclusão consciente de que sua jornada e suas lutas valeram a pena.

O se dar bem é ter a consciência tranquila, poder andar livremente, saber que seu passado foi feito de coisas boas e realizações positivas. É ter a liberdade de professar sua crença, de ter uma saúde relativamente boa, de poder emitir consciente opinião própria e ter amigos ao seu lado. O tamanho de sua conta bancária pode comprar muito, mas, paz e boas amizades é algo que somente será possível para quem se dar bem na vida.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

GAVETA

GAVETA
Confira este e mais textos do autor no blog www.joaoflivi.blogspot.com

Em nossas casas e nos ambientes de trabalho, bem como em diversos outros lugares, existem gavetas onde guardamos pertences que queiramos utilizar no futuro. Documentos, fotos, muitos papeis, dinheiro etc são frequentadores mais assíduos delas. Apesar das coisas que ali entram, tanto acaba ficando quase que esquecido e quem sabe será relembrado somente quando alguém resolve fazer um faxina na mesma.

O exemplo das gavetas nos é parecido com tanta coisa que guardamos em nós, sem ter a necessidade efetiva desta guarda. São coisas que vão sendo amontadas, que não terão mais serventia, quem sabe apenas tomando um espaço precioso em nossas vidas. E não podemos chamar nossas gavetas de depósito de lixo, afinal, elas são construídas para guardar coisas de salutar importância, como a nossa mente, que deveria ser reservada apenas para guardar conhecimentos adequados e boas lembranças.

Manter as gavetas organizadas, tendo nelas somente com as coisas adequadas, vai fazer com que quando a abrirmos encontraremos visivelmente coisas que nos são importantes. Em nossa mente também precisamos permitir que fique somente boas informações, para que, quando necessário, tenhamos de fácil lembrança o que nos seja útil. E que as boas coisas nos fique de prontidão para quando for abrir as gavetas de nossa mente.


   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

INFINITO

Ao contemplarmos o esplendor que é o céu, a imensidão azul que não tem fim, pode-se entender que o infinito é parte real de nossas existências. Na direção que se olhar, para frente ou para trás, sob condição alguma encontraremos o fim, anos luzes já se andou e ninguém conseguiu parar em qualquer lugar que marque o ponto final do céu.

O infinito é real, não apenas na imensidão do céu, mas, também, no aprendizado que podemos buscar. Tal qual o céu, somos dotados de capacidade para absorver infinitos conhecimentos, desenvolver infindas capacidades. A cada novo dia nossa mente recebe novas informações que vamos enxergando dentro de nossa mente, sem haver um ponto final.  Portanto, o limite para o aprendizado é também o infinito.

Sábio é aquele que todo dia e a cada momento permite-se aprender mais. Da mesma forma que o céu é livre para ser visto, assim também é o aprender. E podemos absorver isto das mais diversas formas, no lado corriqueiro que vivemos, nas novidades que se apresentam e especialmente dos ensinamentos que vemos. E até aquele que se pode considerar como o mais insignificante ser tem algo a nos ensinar. Assim, ajuizado é o que enxerga o mais longe possível, o que contempla o infinito sem querer encontrar um ponto final.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

AGLOMERAÇÃO

Uma pessoa sozinha tem sua força individual, mas, não resolverá os problemas maiores que possam existir. Um grupo de pessoas já passa a ter uma força maior, o que fizerem será visto pelo coletivo, poderá alcançará um resultado mais efetivo. E uma multidão que defende a mesma causa, esta sim, terá chance de obter êxito na empreitada que fizer.

A aglomeração de pessoas ainda é o melhor jeito para conseguir reivindicar soluções ou atitudes em favor de muitos. Quando uma multidão se reúne para pedirem algo por sua comunidade, por seu clube, por sua escola, pelo seu trabalho etc, é bem provável que as pessoas alvo irão dar valor maior ao que se esteja reivindicando. Manifesto bem feito é um instrumento eficaz para chamar a atenção de quem seja o direcionado.

Um monte de pessoas, imbuídos do mesmo ideal, hão de conseguir promover mudanças. Líderes notórios também vão se curvar perante a aglomeração, afinal, seus interesses podem estar ali, no meio do povo. Este instrumento de coletividade, todavia, ainda é pouco utilizado, principalmente no que chamamos de Brasil. Se com pequenos grupos já se conseguiu alguma coisa, quanto mais pessoas se envolverem certamente muita coisa pode mudar, até mesmo com o que se pensa ser o impossível.

   
Acredite em você! Seja feliz!

Autor:
Adm. João Frederico Livi
CRA/PR 21250
Especialista em Marketing e Vendas.

O texto pode ser divulgado, mas, cite este autor.