Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

LEALDADE

Uma das coisas que mais esperamos das outras pessoas é a lealdade para conosco. É poder ter confiança de que aquilo que estamos fazendo e até o que lhe falaremos ficará entre nós quando não queiramos que isto se propague.
O ser humano tem a necessidade de conversar, de expressar para outros os seus sentimentos, angústias, vitórias etc. E faz isto talvez não com o sentido de se auto-promover, mas sim, para colocar para fora de si coisas que estejam lhe angustiando, até para ouvir de seu semelhante uma opinião e um conselho.
É nesta hora, em que se precisa do outro, que a lealdade precisa ser valorizada. Ser leal com seu amigo ou amiga é muito mais importante do que enchê-lo(a) de presentes ou de elogios. É estar com ele(a) nos seus momentos mais necessários, inclusive quando da necessidade de desafogo por palavras, o que chamamos também de “desembuchar”.
 A lealdade deveria ser uma característica de cada um de nós, e não apenas uma expectativa. Podemos ajudar nosso próximo, ser fiel a ele, constituindo-se no suporte dos seus momentos, mesmo que sejam nos extremos. Assim, maior amigos nos tornaríamos, mais importantes seríamos para estas pessoas.
Mas, esta lealdade não pode ser de uma via apenas, porque, do nosso lado, também, devemos oferecê-la a este amigo que nos ajudou. E quanta ingratidão seria se rompêssemos esta boa relação de confiança e reciprocidade.

O texto pode ser divulgado, mas, cite o autor. 

Nenhum comentário: